6 motivos para experimentar as fogazzas doces

As fogazzas doces causam um tipo de prazer culinário único, sem igual. O prazer de aliar a um prato tradicional o sabor de variados doces. Neste artigo, vamos mostrar seis razões para se conhecer e saborear as fogazzas doces.

1- Comer coisas doces pode fazer bem à sua saúde

A necessidade de comer doces é histórica: os preparados doces nasceram de uma necessidade humana de se criar um alimento que servisse de sustento para longas jornadas, numa época remota em que os alimentos eram mais escassos, os doces deveriam ser pequenos e deveriam fornecer bastante energia.

O descobrimento dos doces na alimentação, principalmente os criados com mel e polpas de frutas e cereais revolucionou a culinária mundial, trazendo mais prazer ao ato de se alimentar.

O açúcar pode ajudar a metabolizar e a proporcionar energia ao corpo. Por essa razão o seu consumo e praticamente imprescindível. E nada melhor do que nutrir o organismo com açúcar, através das fogazzas doces.

Comer guloseimas não faz mal para a saúde, desde que não se abuse. Os doces proporcionam uma sensação de prazer e satisfação, e até mesmo a sua restrição cria uma espécie de crise de ansiedade. O ideal é permitir a si mesmo um doce por dia, caso o seu médico não diga o contrário.

2- Provar algo diferente

Nossas fogazzas doces são preparadas com os melhores produtos, tem massa crocante, recheios deliciosos e são assadas prontamente. Depois de uma refeição, ou com um bom cafezinho, esses doces caem bem e são deliciosos a qualquer hora.

Você já provou as fogazzas doces? Elas são feitas como se fosse um pastel, cuja base é massa de farinha de trigo, batatas e azeite, podendo ser recheada com chocolate e variados tipos de doces, e depois são assadas. São parecidas em muitos aspectos com um pequeno calzone, porém nessa versão são doces.

3- Comer uma comida tipicamente brasileira

As fogazzas doces, desse modo como é chamada, não existe na Itália.

Trata-se de um prato de influências italianas, mas tipicamente brasileiro. Muitas pessoas confundem as fogazzas doces com a focaccia que é um prato com variados tipos de cobertura, embora na Itália, em algumas regiões, são denominações comuns. No Brasil, são receitas bastante distintas.

As fogazzas doces são, portanto, uma receita brasileira, adaptada para o sabor doce. Há, também, outros termos relacionados, como ficazza, espécie de pizza de massa alta à base de batata, ou ficazella, pastel frito, utilizados principalmente pelos descendentes de italianos que moram na cidade de São Paulo.

Esse prato é um dos mais comuns em São Paulo e a versão doce chegou para ficar.

As fogazzas doces tem sua receita original brasileira, foi um prato criado por Ida Pugliese, em 1977. Ela era filha de italianos. Pugliese criou a receita inspirada em um pastel italiano que sua mãe fazia. O prato foi levado, então, pela primeira vez, à festa de Nossa Senhora Achiropita, e fez tanto sucesso que continua sendo um prato típico vendido na festa até hoje.

4 – Provar um doce diferente do tradicional, com pura cremosidade e sabor

As fogazzas doces são um tipo de prato assado que pode ser servido de forma individual ou também em tamanhos grandes.

É uma receita bastante cremosa e deliciosa, que pode ser uma alternativa quando se trata de comer um doce pois não é enjoativo. Pode ser recheado com diversos recheios, chocolates, frutas e diversos tipos de doces e a sua combinação de sabores é perfeita.

5- Provar sabores únicos

As fogazzas doces podem ter recheios dos mais diversos tipos. São de grande tamanho, muito recheadas e, como são assadas, ficam com aquele sabor crocante e macio ao mesmo tempo. São pratos típicos de nossas nonas do passado, as fogazzas doces em nossas versões da casa são um verdadeiro deleite para os sentidos.

A massa de preparação da fogazza tem consistência leve, e que se assemelha a um pão bem macio.

Ela pode ser recheada com as opções do cardápio doce e serão servidas em tamanho médio ou grande.

Há o tradicional Romeu e Julieta, composto de queijo com goiabada. Há o sabor Prestígio, feito com beijinho e chocolate, há ainda a versão só em Chocolate, feita com muito chocolate, e a versão de Brigadeiro, feita com brigadeiro e chocolate granulado, abacaxi com coco feito com creme, a aonde vai leite condensado creme de leite margarina e abacaxi refogado, banana com leite condensado e canela, transformado em delicioso doce de banana com cobertura de leite condensado e canela.

5- Conhecer as especialidades do chefe Kleiber Reis

Um festival de ingredientes e uma massa diferenciada envolve também os detalhes da preparação.

O chefe Kleiber Reis vai preparando as fogazzas com muito cuidado, espalhando o recheio e por cima o queijo ralado, as especiarias doces, e mais queijo cremoso, fazendo o formato tradicional e assando.

Após esse trabalho, o resultado é um prato saboroso, especialmente cremoso e encantador, que pode ser acompanhado por uma cerveja bem gelada, um refrigerante café ou o que preferir.

6- Aliar preço justo com boa qualidade

Os preços na Fogazzaria DaHora são bem em conta, os tamanhos das fogazzas estão em uma média de 10 reais em uma fogazza de tamanho médio, até o valor médio de 15,00 em uma fogazza grande, dependendo do sabor e os ingredientes que acrescentar.

Aliando o bom preço ao sabor e a um bom atendimento, terá a opção perfeita para provar um doce diferente do convencional, agregando mais prazer ao seu paladar.

Vimos que o hábito de comer doces, quando moderado, pode até nos trazer benefícios. A vida é feita de pequenos prazeres, e quando bater aquela vontade de comer doces, lembre-se que esse prazer pode lhe fazer muito bem para sua saúde.

Os doces, além de mexerem com a dopamina que é o hormônio do prazer e bem-estar, também mexem com sua serotonina.

Por isso essa é a razão daquela sua vontade louca de comer doces no final da tarde, já que é quando os níveis de serotonina estão mais baixos. Nessa hora, aproveite para saborear sem nenhuma culpa, um de nossos sabores de fogazzas doces e verá que seu humor e sua alegria só vão aumentar.

Leia Também:

6 motivos para trocar a tradicional pizza, pela fogazza assada da Fogazzaria DaHora

7 motivos para comer a Fogazza assada 40 cm

6 ingredientes que deixam qualquer prato mais gostoso

Não perca tempo e venha conhecer as nossas Fogazzas com as nossas cominações de bebidas, ou se preferir peça para entregar através do nosso aplicativo, pela nossa página de pedidos, por watsapp ou pela nossa página de pedidos, espero que tenha gostado e até a próxima.

 

%d bloggers like this: